Com o objetivo de reforçar a prevenção de síndromes respiratórias e gripais, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta a população a se vacinar contra a influenza (gripe) até o dia 31 de janeiro, data prevista para o encerramento da campanha de imunização. A vacina é indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade e está disponível em mais de 160 pontos.
De acordo com o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, a demanda pela vacina contra a gripe teve aumento significativo nas últimas semanas, por conta das matrículas escolares. Nos primeiros nove dias do ano, foram aplicadas 24.265 doses do imunizante.
A vacinação em Manaus continua até o dia 31 de janeiro, mas pode terminar mais cedo, caso se esgotem as doses disponíveis. Então não deixe para a última hora e procure o quanto antes uma unidade de saúde para assegurar sua dose.
As salas de vacina da Semsa estão distribuídas em todas as zonas da cidade e incluem unidades básicas de horário ampliado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. A lista de pontos, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada no link direto bit.ly/salasinfluenza.
Para receber a dose, o usuário deve apresentar documento oficial de identidade, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e, se tiver, cartão de vacina.
Doença
A gripe é uma infecção respiratória aguda, causada pelo vírus Influenza dos tipos A e B. A doença afeta garganta, nariz e pulmões, provocando febre, coriza, tosse, dor de cabeça e mal-estar, entre outros sintomas.
Ao lado da vacinação, outros cuidados básicos podem contribuir para a prevenção da doença, incluindo lavar as mãos com água e sabão com frequência, evitar o contato próximo com pessoas infectadas e evitar tocar olhos, boca e nariz.
Fonte: Semsa
Fotos: Divulgação