População idosa do Amazonas aumenta 8,9%; cenário exige cuidados com a melhor idade

A população idosa, no Amazonas, aumentou de 5,4%, em 2000, para 8,9% em 2023, e vai triplicar para 33,8%, em 2070. Já a expectativa de vida está em alta, no Estado, aumentando de 69,4 anos, em 2000, para 75,2 anos, em 2023. Os dados são da divulgação de Projeções da População, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

O envelhecimento da população e o aumento da qualidade de vida são fatores que vão demandar mudanças importantes na sociedade, como destaca o chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, Luan Rezende.

As mudanças podem começar em casa, para preservar a saúde e garantir a longevidade. As quedas estão entre as principais causas de complicações de saúde em idosos, representando riscos graves, como fraturas e perda de mobilidade. Segundo dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), 40% das pessoas acima de 80 anos sofrem quedas todos os anos.

Alguns cuidados podem fazer a diferença, como detalha a professora de medicina Andriele Nogueira.

Para envelhecer com qualidade, a professora destaca a importância de uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares para fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio.

Dados do IBGE indicam que, até 2060, cerca de 25% da população brasileira terá 60 anos ou mais.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Freepik