Eleitores da cidade de Coari (AM) escolhem novo prefeito neste domingo (05), em eleição suplementar. Quatro candidatos concorrem ao cargo: Keitton Pinheiro (PP), Mil Mitouso (PSB), Robson Tiradentes Jr. (PSC) e Zé Henrique (PL).
A Justiça Eleitoral instalou 21 locais de votação na zona urbana e 22 na zona rural. Cerca de 44 mil eleitores estão regulares junto ao TRE e podem ir às urnas nesta eleição, que ocorre após a cassação do mandato do prefeito eleito em 2020, Adail Filho (PP), e do vice Keitton Pinheiro. Para o Tribunal Regional Eleitoral, eles não poderiam comandar a prefeitura, porque esse seria o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar.
Segurança
Na tarde de sexta-feira (03), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas ativou em Coari, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). O sistema servirá para dar suporte ao Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), instalado no campus da Universidade Federal do Amazonas no município, com objetivo de fortalecer a segurança durante a eleição suplementar.
Segundo informou o titular da SPP-AM, general Carlos Alberto Mansur, à Juíza do Pleito, Dra. Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves do Carmo, e à Juíza da Propaganda Eleitoral, Juline Rossendy Rosa Neres, mais de 400 agentes da segurança pública estão concentrados no município para manter a ordem durante o período eleitoral.
Lei seca
Considerando que o voto consciente deve prevalecer para garantir o processo democrático, Dra. Mônica Cristina assinou Portaria proibindo a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, mercearias, estabelecimentos congêneres e demais estabelecimentos abertos ao público. A “Lei Seca” começou às 18h deste sábado e encerrará às 24h do dia 05/12.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar