Pular para o conteúdo
Jornal Primeira Hora
Ao Vivo

Jornal Primeira Hora

Participe do programa

População de Borba faz manifestação contra reeleição do atual prefeito Simão Peixoto

Moradores do município de Borba fizeram uma manifestação, nessa segunda-feira, contra a reeleição do atual prefeito Simão Peixoto (PP). Eles alegam que houve fraude no pleito municipal.

A população foi às ruas com cartazes, gritando palavras de ordem, entre elas “Fora Simão” e “Queremos uma nova eleição”. Apoiadores dos outros 4 candidatos que não foram eleitos participaram do movimento com bandeiras.

Assista aos protestos registrados na última segunda-feira e nesta terça-feira:

 

Equipes das Forças de Segurança enviadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão fazendo a proteção na área onde o atual prefeito mora para evitar incidentes.

Simão Peixoto (PP) foi reeleito com 5.499 votos válidos (31,02%) e disputou a prefeitura com outros quatro candidatos: José da Silva Maia (PTB), Janio Santana (PT), Nildo Colares (PSL) e Raimundo de Freitas (Republicanos). Juntos eles tiveram 12.229 dos votos válidos. O município registrou 432 votos brancos e nulos.

De acordo com a Constituição e o Código Eleitoral, no Brasil, as eleições ocorrem por meio de dois sistemas: o sistema majoritário, aplicado aos cargos de presidente, governador, prefeito e senador; e o sistema proporcional, adotado para os cargos de deputado federal, deputado estadual, deputado distrital e vereador.

O sistema majoritário consiste em declarar eleito o candidato que tenha recebido a maioria dos votos válidos. Essa maioria pode ser absoluta, quando se elege, no primeiro turno para o cargo do Poder Executivo, o candidato que tenha alcançado o mínimo de 50% dos votos válidos mais um voto; e pode ser simples, hipótese em que se elege o candidato para os cargos de presidente, governador e prefeito que, no segundo turno, tenha puramente obtido mais votos que o segundo colocado.

A Rádio Rio Mar tentou contato com a prefeitura de Borba. A reportagem conversou com a secretária do prefeito reeleito Simão Peixoto (PP), Alessandra do Socorro dos Santos, por telefone, às 11h54 desta terça-feira, mas ela disse que “não estava de serviço” e pediu que o contato fosse feito com o secretário de governo, Rosinaldo Fonseca. Ele não atendeu ao telefonema, mas respondeu às mensagens enviadas por aplicativo de conversa, às 12h32 desta terça-feira (17.11.2020) e disse que o prefeito estava em zona rural. No entanto, o secretário afirmou que as eleições foram limpas e tranquilas no município. Afirmou que as manifestações são de um grupo político que não aceita a derrota nas urnas.

A Rádio Rio Mar também questionou o TRE-AM sobre as denúncias de supostas fraudes no processo eleitoral, mas o Tribunal informou que teve registro sobre as insatisfações, até o momento.

Os apoiadores do prefeito reeleito, por outro lado, reclamam da truculência de pessoas supostamente ligadas a outro grupo político.

Assista às cenas de agressões na cidade:

Da redação da Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação