A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu continuidade, no último sábado (31), à ação “Cabelo Seguro”, que fiscaliza o comércio de pomadas utilizadas para modelar, fixar e trançar os cabelos.
Os fiscais inspecionaram dois centros comerciais na zona norte de Manaus. Durante a fiscalização, a equipe encontrou 19 pomadas que não constavam da lista de produtos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de outras 43 com prazo de validade vencido.
A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, explicou que os produtos foram retirados das prateleiras e apreendidos em depósito, ou seja, ficaram retidos nas próprias lojas onde foram encontrados.
A partir dessa apreensão, as lojas recebem um prazo de cinco dias úteis para comprovar a inutilização das pomadas que não estavam autorizadas pela Anvisa, bem como dos produtos vencidos. Esse processo é formalizado por meio de um certificado de destinação, um documento que atesta que os produtos foram descartados em conformidade com as normas sanitárias e ambientais, disse.
Os funcionários dos estabelecimentos também receberam orientações da equipe, reforçando a necessidade de comercializar apenas produtos devidamente licenciados pela Anvisa.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas à venda e utilização das pomadas modeladoras capilares por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/Semsa