A poluição sonora é um dos crimes mais recorrentes nas grandes cidades e em Manaus não é diferente. A situação ocorre quando o som altera a condição normal de audição. A Organização Mundial de Saúde define como ruído, níveis sonoros acima de 65 decibéis. E isso pode estar atrelado a barulho excessivo de obras, em bares e restaurantes, sons automotivos, entre outros.
Muitos cidadãos não sabem a quem recorrer em situações dessa natureza. Por conta disso o vereador Raiff Matos propôs audiência pública na Casa Legislativa com o intuito de solucionar dúvidas e esclarecer o papel dos órgãos que atuam no combate à poluição sonora em Manaus.
A data para a realização da audiência pública ainda não foi definida. Mas é importante ressaltar que à Semmas – Secretaria de Meio Ambiente de Manaus – compete as denúncias referentes a estabelecimentos passíveis de licenciamento. Nesse caso estão inclusos, por exemplo, restaurantes, casas de show e bares. Em situações onde o vizinho faz uso de som alto, a Polícia Militar ou a DEMA – Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente – devem ser acionadas. Já no caso de carros com caixas de som acopladas, a denúncia deve ser feita junto ao IMMU – Instituto de Mobilidade Urbana.
Contato para denúncias:
Dema: 3671-5175
IMMU: 0800 092 1188 ou 98855-1654
Semmas: 3236-7060
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação Semmas