Polícias alcançaram mais de 742 mil crianças e adolescentes com programas de prevenção às drogas

Com programas e projetos educacionais focados na prevenção às drogas, os órgãos do Sistema de Segurança Pública já alcançaram mais de 742 mil crianças e adolescentes no estado. Nem mesmo a pandemia interrompeu completamente os programas, que migraram para a modalidade virtual, mas mantiveram ações visando alertar a juventude para os riscos do uso de entorpecentes.

Segundo o capitão, capitão Fernando Yukio as ações desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar do Amazonas e Polícia Civil trabalham com crianças e adolescentes em idade escolar, além de pais e professores das redes pública e particular de ensino. Para combater à violência e às drogas, os instrutores atuam de forma educativa, oferecendo atividades esportivas, musicais, culturais, ambientais e de inclusão social.

O programa “Formando Cidadão”, da Polícia Militar do Amazonas, iniciou atendendo, primeiramente, os moradores de ruas, há 24 anos. Com o tempo, passou a promover formação e capacitação de crianças e adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos. As ações já beneficiaram mais de 10 mil alunos na capital e nos municípios do estado, visando trabalhar a prevenção da violência e risco social, por meio de atividades educativas e cursos de qualificação profissional para o mercado de trabalho.

Para participar dos programas Formando Cidadão e Proerd, o aluno precisa estar matriculado na escola. O cadastro no “Formando Cidadão” pode ser feito por meio de um monitor em qualquer base da Polícia Militar. Já para fazer parte do Pró-Vida, as instituições de ensino e empresas podem solicitar as palestras pelo telefone (92) 3214-2225, da Delegacia-Geral.

 

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Foto:PM AM