Policial militar da reserva é preso por suspeita de estuprar detenta durante transferência

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um policial militar da reserva, de 61 anos, suspeito de estuprar uma detenta durante a transferência do sistema prisional de Humaitá para Manaus, no dia 18 de julho. Ele atuava à disposição da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Policial militar da reserva é preso por suspeita de estuprar detenta durante transferência. Foto: Divulgação PC-AM.

Em coletiva de imprensa nessa quarta-feira (30), o delegado Ivo Martins, titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), disse que a vítima estava algemada nos pés e nas mãos quando foi violentada dentro da viatura. O crime teria ocorrido após o agente parar o veículo em uma área isolada, devido a uma pane mecânica no carro, enquanto os demais integrantes da equipe saíram para comprar comida.

A denúncia foi formalizada ainda na chegada da interna ao Centro de Detenção Feminino (CDF), após atendimento médico e psicossocial. A Polícia Civil instaurou inquérito no dia 21 de julho e afastou todos os servidores envolvidos, que foram posteriormente exonerados. O suspeito foi preso na zona norte de Manaus.

Durante as investigações, o acusado chegou a negar o crime, mas depois confessou o estupro em mensagens enviadas a um dos colegas da escolta, que imediatamente repassou o conteúdo às autoridades.

Policial militar da reserva é preso por suspeita de estuprar detenta durante transferência. Foto: Divulgação PC-AM.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o policial, da reserva e cedido à Seap, foi preso com apoio da corporação. A PMAM instaurou procedimentos administrativos e criminais para apurar a conduta do agente.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto