O treinamento tem o objetivo de aprimorar e promover novas técnicas de combate à crimes fronteiriços como o narcotráfico.

(Foto Divulgação)
A capacitação para operações em ambiente fluvial terá duração de 2 meses e vai especializar 36 policiais militares do Amazonas, do Rio de Janeiro, Rondônia, Paraná e do Acre. O evento de abertura ocorreu no auditório do Centro de Instrução de Guerra na Selva – CIGS, localizado no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus. O objetivo do treinamento é capacitar os agentes de segurança pública para atuarem em regiões ribeirinhas do Estado, no combate à crimes fronteiriços, como o narcotráfico.

(Foto Divulgação)
O subcomandante-geral da Polícia Militar do Amazonas – PMAM, coronel Thiago Balbi, destaca a relevância do treinamento para uma região cuja a logística em sua maior parte é fluvial.
- Polícia alerta sobre os perigos do golpe do falso carregador; crime pode levar à clonagem do celular
- Detran Amazonas intensifica fiscalização da Lei Seca durante o Pré-Carnaval
Em sua terceira edição, o curso de Operações Fluviais foi criado em 2020, a partir da necessidade de adaptar a atuação da Polícia Militar do Amazonas às particularidades fluviais da região. O treinamento foca em ações de Segurança Pública em locais de difícil acesso, como comunidades ribeirinhas, além da repressão a grupos criminosos, conforme destaca o comandante do Comando de Policiamento Ambiental – CPAmb, tenente-coronel PM Renato Schmitz.
O curso aborda temas como Doutrina de Operações Fluviais, Direitos Humanos, Legislação Aplicada à Atividade Policial, Treinamento Físico Militar, Pilotagem de Embarcações, Armamentos e Munições.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar