As festas juninas já começaram, e as pessoas aproveitam a ocasião para ir aos arraiais com a família, em momento de lazer, para aproveitar as comidas típicas, danças e músicas da época festiva. Mas é preciso atenção também. A Polícia Civil alerta sobre como se prevenir de crimes comuns nesse período, em que há grande concentração de pessoas.
Comumente, infratores aproveitam as festas juninas para cometer crimes como roubos e furtos, como alerta o delegado Fabiano Rosas, titular do 9º DIP.
A autoridade policial salientou ainda que as pessoas que utilizam transporte de aplicativo de mobilidade urbana devem solicitar a corrida em ambientes iluminados e mais movimentados. Além disso, é importante ter atenção com crianças, para que elas não se percam dos responsáveis. O delegado também relatou os furtos aos carros.
Caso identifiquem indivíduos cometendo esses delitos, os policiais presentes no evento devem ser imediatamente acionados. As vítimas ou testemunhas também devem comparecer à delegacia mais próxima e registrar um Boletim de Ocorrência.
É possível ainda ligar para o número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública, sem precisar se identificar.
Dicas de Segurança
1) Não ande sozinho. Em uma festa ou reunião espere pela companhia de um amigo para saírem juntos. Uma forma de prudência é antecipar-se ao perigo, prevenindo-se;
2) Quando estiver só, escolha seu trajeto, evitando passar por locais desertos ou pouco iluminados.
3) Não carregue consigo grandes importâncias em dinheiro ou outros valores.
4) Ao parar em pontos de ônibus procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais.
5) Ao estacionar ou parar em cruzamentos, principalmente a noite, observe pessoas suspeitas nas proximidades. Evite deixar objetos de valor no interior de seu carro. Cuidado extremo ao atender chamadas em vias públicas. Se for ligação urgente, entre em algum estabelecimento comercial, você poderá falar com tranquilidade e o nível de segurança será bem maior.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar