O Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) orienta as vítimas de roubo ou furto de celulares sobre a importância de fornecer o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) ao registrar o Boletim de Ocorrência (BO).

Polícia orienta sobre a importância de informar o número do IMEI ao registrar boletim de roubo ou furto de celular. Foto: Divulgação PC-AM.
De acordo com o delegado Bruno Hitotuzi, diretor do NIRC, essa ação é fundamental para facilitar as buscas e a recuperação dos dispositivos. O programa RecuperaFone tem como objetivo localizar e devolver aparelhos roubados ou furtados aos seus legítimos proprietários. No entanto, para que a iniciativa seja bem-sucedida, é imprescindível que a vítima informe o número do IMEI do dispositivo.
- Operação “Cavalo de Aço” fiscaliza motocicletas na zona Norte de Manaus
- Deficientes auditivos contam com atendimento em libras para emissão da Carteira de Identidade
Após a recuperação dos aparelhos, é realizada a divulgação dos nomes dos proprietários para que os bens sejam devolvidos. A maioria dos boletins relacionados a furto, roubo, perda ou extravio é registrada pela Delegacia Virtual. Atualmente, mais de 126 aparelhos estão no NIRC aguardando retirada.
Além do registro por meio do site delegaciavirtual.sinesp.gov.br, a vítima pode comparecer pessoalmente a uma das 30 Delegacias Interativas de Polícia (DIPs) na capital ou em delegacias especializadas.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar