A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) intensificou o policiamento ostensivo em Manaus, com efetivo empregado na Operação Natal Mais Seguro. O foco é garantir a segurança da população durante o período de compras e festividades de fim de ano, especialmente em pontos de grande fluxo comercial e turísticos, como lojas comerciais no Centro e locais com grande visitação, a exemplo do Largo São Sebastião.
De acordo com o comandante da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), major PM Miranda, a operação conta com o reforço significado dos novos soldados da corporação.
“Temos um grande reforço dos novos soldados, já na condição de formados, que foram apresentados também para fortalecer o policiamento ostensivo na área central de Manaus. Estamos com o reforço operacional do nosso Serviço Extra Gratificado (SEG), e com o policiamento administrativo que está empregado nas ruas de Manaus, visando aumentar a segurança da população que vem realizar suas compras aqui na área central da cidade”, destacou o comandante.
- Polícia alerta para aumento de furtos à caminhonetes com dispositivo “Chapolin”
- Aprovado projeto que prevê aplicativo para atender mulheres vítimas de violência
Ainda segundo o comandante, o policiamento foi planejado para proteger os consumidores e prevenir crimes em locais estratégicos. “A gente orienta sempre que a população, ao andar nas ruas do Centro de Manaus, evite estar ali com cordões aparentes, que coloquem suas bolsas, objetos pessoais, sempre na frente do corpo, e que em qualquer tipo de situação, entre em contato com o policial militar mais próximo. Nossas equipes estarão realizando a segurança em toda área que abrange o comércio”, reforçou o major PM Miranda.
Lançada pela Polícia Militar do Amazonas, na segunda semana do mês de novembro, a operação se estenderá até o mês de janeiro de 2025 e conta com um efetivo de aproximadamente 1.800 policiais militares, distribuídos em escalas de três turnos, garantindo a segurança nos horários das 7h às 23h, de domingo a domingo. Desse total, 1.400 PMs atuam em Manaus, sendo 1.000 novos soldados, enquanto 400 PMs serão empregados nas cidades do interior. Todas as modalidades de policiamento serão utilizadas, incluindo patrulhamento com viaturas, motocicletas, Ciclopatrulha, Cavalaria e a pé.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar