A Polícia Federal e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) identificaram estaleiros irregulares que produzem estruturas típicas de dragas de garimpo, nas proximidades da Ponte Rio Negro, em Manaus.
A descoberta ocorreu após denúncias indicarem o funcionamento de estaleiros clandestinos para construção e reforma de dragas típicas de atividade garimpeira. Após levantamentos, os policiais confirmaram a existência das estruturas irregulares.
De acordo com a Polícia Federal, os responsáveis pelos estaleiros não apresentaram as autorizações obrigatórias da Norma da Autoridade Marítima (Normam-03) para funcionamento. Os policiais encontraram nos estaleiros estruturas típicas de dragas de garimpo e, algumas, com inscrições do município de Porto Velho/RO.
Além disso, os agentes federais apreenderam inúmeros equipamentos característicos da atividade de garimpo ilegal, como tapetes e separadores de ouro, maçaricos, bacias de garimpagem, entre outros materiais.
No total, a ação apreendeu seis embarcações que já estavam em uso ou que seriam destinadas ao garimpo ilegal, inclusive duas dragas completas, um rebocador novo sem motor e duas balsas/dragas que continham ferramentas de garimpo.
A Polícia Federal informou que prosseguirá com a investigação para identificar os responsáveis pelas embarcações e estruturas apreendidas.
Da Radação
Fotos: PF

