O crime de violência psicológica contra a mulher foi inserido na última semana, no Código Penal Brasileiro. Diante disso, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher centro-sul, esclarece quais são as características deste delito e como as vítimas devem proceder em relação a ele.
A delegada Débora Mafra, titular da Especializada, explica que violência psicológica é todo ato que prejudique ou perturbe a saúde emocional de uma mulher. As principais características são ameaças, chantagens, perseguições, humilhações e constrangimentos. A que se destaca é a distorção de fatos.
A autoridade policial informa ainda que, muitas vezes, a vítima não percebe que está vivendo um relacionamento abusivo, no entanto, familiares, amigos, ou qualquer pessoa que esteja em seu ciclo social podem ajudá-la a sair dessa zona; e o primeiro passo é confortá-la com palavras de apoio e fazer com que ela se sinta segura para denunciar seu agressor.
A delegada ressalta que, para ajudar a vítima, as pessoas também devem estar atentas aos sinais de violência psicológica, percebendo o comportamento e a personalidade dela. Segundo a delegada, quando se nota que a mulher sorria e conversava com frequência e, de repente, passou a ter um comportamento mais triste e menos sociável, ela pode estar precisando de ajuda.
A delegada reforça que, caso as pessoas tenham conhecimento de mulheres que passam por esse tipo de violência, devem registrar o Boletim de Ocorrência na unidade policial mais próxima, ou ainda, em uma das três delegacias , que ficam situadas nos bairros Parque Dez de Novembro, Cidade de Deus e Colônia Oliveira Machado, nas zonas centro-sul, norte e sul de Manaus, respectivamente.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: PC AM