O Festival Folclórico de Parintins, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de junho é um dos mais populares da Região Norte e recebe, em todas as suas edições, diversos apreciadores do evento. Entre eles, estão crianças e adolescentes. Devido à grande movimentação no festejo, a Polícia Civil orienta a população sobre o crime de turismo sexual infantil e como pais e responsáveis devem ter cuidado com olhares e atitudes de desconhecidos, em relação aos seus filhos.
A delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, explica que o turismo sexual está inserido em uma das quatro modalidades que o crime de exploração sexual exerce.
A titular esclarece também, que esse tipo de crime é praticado pelos exploradores que buscam, em sua grande maioria, crianças e adolescentes com a menor faixa etária.
O agenciador, responsável pela intermediação do explorador e a vítima, muita das vezes é alguém do âmbito familiar, quando o próprio parente se utiliza da relação com a vítima para obter pagamento pela troca dos atos ilícitos contra os menores.
É muito importante que pais e responsáveis, antes do festival de Parintins, orientem seus filhos sobre abordagens suspeitas de indivíduos desconhecidos.
Caso ocorra alguma atitude ou abordagem suspeita entre um adulto e um menor, os pais e responsáveis devem comparecer à unidade policial do município para denunciar, bem como, formalizar a ocorrência pelo Disque 100, Disque Direitos Humanos, ou ao 181.
A autoridade policial comentou que o Departamento de Polícia do Interior (DPI), da PC-AM, tem uma programação, que contará com mais de 70 policiais, que atuarão para reforçar a segurança dos turistas e de todos os presentes no Festival.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar