A Polícia Civil do Amazonas prendeu um homem, apontado como pirata dos Rios. Segundo as investigações, o suspeito ataca embarcações que navegavam com cargas nos Rios do Amazonas. Com o pirata, a Polícia apreendeu dois mil litros de gasolina furtada. A ocorrência aconteceu perto da cidade de Codajás, na região do Médio Solimões. Mas esse não é um caso isolado. Segundo uma testemunha que não quer revelar o nome, os ataques piratas são comuns e normalmente, os criminosos agem com muita violência.
Assim tem sido a vida de quem precisa levar mercadorias pelo Rios da Amazônia. As investigações da Polícia do Amazonas apontam que alvo dos criminosos, normalmente, são balsas com carregamento de combustível que abastecem as regiões mais remotas da Amazônia. De acordo com o Instituto Combustível Legal, no ano passado, os piratas furtaram mais de milhões de litros de combustíveis, afirma Carlos Faccio, que é diretor do instituto.
Segundo a Polícia, os grupos criminosos têm atuado para desviar os produtos, essenciais para abastecer cidades e gerar energia elétrica em locais desligados do sistema elétrico nacional. Os ataques piratas acontecem em trechos das principais hidrovias do Amazonas. Segundo o diretor do Instituto Combustível Legal, nem as escoltas armadas intimidam os criminosos.
As autoridades de segurança estimam que os prejuízos com os ataques piratas girem em torno de R$ 100 milhões por ano.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet