A Black Friday é a campanha promocional mais esperada do ano, quando os consumidores aproveitam para adquirir diversos produtos com preços mais em conta. Durante o período de compras, também é comum a incidência de golpes e falsas promoções. Com o objetivo de prevenir os clientes dessas práticas criminosas, a Polícia Civil do Amazonas orienta sobre os procedimentos adequados durante possíveis ocorrências.
Neste ano, em todo o país, o período promocional acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no último fim de semana do mês. Em alguns estabelecimentos comerciais já é possível aproveitar valores promocionais.
O titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor – Decon, Eduardo Paixão, recomenda cuidado e medidas preventivas na hora de realizar pagamentos de compras feitas pela internet.
O público idoso, considerado hipervulnerável, deve manter cuidado redobrado, principalmente durante compras realizadas de forma oline. Antes de efetuar pagamentos, o cliente deve solicitar um comprovante da compra ou nota fiscal do objeto vendido, para que possa comprovar o negócio, destaca o delegado.
Em caso do registro de Boletins de Ocorrência – BO, as vítimas de golpes devem comparecer à sede da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor – Decon, que fica localizada na AV. Desembargador Filismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar