Polícia Civil do Amazonas esclarece sobre crimes contra a dignidade sexual

As ações criminosas são tipificadas na Constituição. (Foto: Agência Brasil)

As ações criminosas são tipificadas na Constituição. (Foto: Agência Brasil)

Recorrentes na cidade de Manaus, como no resto do país, os crimes sexuais tem vitimado, principalmente, mulheres, crianças e adolescentes. Com o objetivo de orientar à população, a Polícia Civil do Amazonas esclarece sobre as atitudes que caracterizam uma ação criminosa dessa natureza.

Fazem parte das características dos crimes contra a dignidade sexual, qualquer prática, insinuação ou proposta; sendo elas física, escrita ou verbal, com teor sexual, que seja ou não forçada, em qualquer setor da sociedade, contra todos dos tipos de pessoas.

A titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher – Deccm, Débora Mafra, explica que há uma tipificação, determinada na Constituição Federal, para os crimes contra a dignidade sexual.

A maioria dos casos são cometidos por autores desconhecidos, mas, também, há situações em que a vítima conhece o agressor, o que é muito comum nas ocorrências que envolvem crianças e adolescentes. A delegada esclarece que para cada público há uma delegacia especializada para investigar o crime.

Em caso de denúncias, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP/AM, pelo número 181, ou pelo Disk 180 da Central de Atendimento à Mulher.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar