Uma nova comodidade oferecida por cartões de crédito tem causado preocupação para especialistas em tecnologia e segurança e também para os clientes. A tecnologia é uma novidade para usuários que conseguem pagar uma conta sem precisar inserir ou passar o cartão de crédito na máquina e não tem necessidade de senha. Por isso, o sistema tem sido alvo de golpistas que têm conseguido realizar compras aproximando maquininhas de bolsas e carteiras das vítimas.
Com as festas de fim de ano se aproximando, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), faz um alerta para os pagamentos com cartões por aproximação, principalmente na hora de realizar a transação em locais lotados. Segundo o delegado Denis Pinho, os pagamentos com o cartão físico ou virtual, têm se tornado alvos de golpes, pois ao subtraírem os cartões, os criminosos conseguem usá-los para movimentar centenas de reais rapidamente.
- Assaltantes estão usando novas modalidades para roubar motoristas de aplicativos
- AM registra aumento de crimes cibernéticos e especialista alerta para medidas de segurança
Outra forma é o uso de maquininhas escondidas em que o criminoso se aproxima das pessoas para tentar fazer operações, e muitas vezes o consumidor só percebe que foi vítima de roubo horas depois.
Conforme a PC, a primeira ação a ser tomada pelo consumidor, ao perceber que foi vítima de golpe, é registrar o Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima. Após o BO, é fundamental que o consumidor notifique o banco o mais rápido possível e faça a contestação dos valores. O delegado também ressalta alguns cuidados que o consumidor precisa ter ao sair para realizar as compras.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar