Conhecido como “Falsa Central de Atendimento”, a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) chama a atenção para esse golpe, no qual os estelionatários se passam por atendentes de bancos ou crediários para obter os dados das vítimas e, assim, conseguir vantagens financeiras indevidas.

Polícia alerta sobre fraudes por ligações de supostos atendentes de banco. Foto: Divulgação PC-AM.
O delegado Henrique Brasil, titular da DERCC, explica que os golpistas ligam para as vítimas alegando que há compras suspeitas em seus cartões e que o método de pagamento foi bloqueado temporariamente.
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De acordo com o delegado, os estelionatários geralmente têm como alvo idosos ou pessoas com menos familiaridade com tecnologia para aplicar o golpe. Para evitar ser vítima do Golpe da Falsa Central de Atendimento, é importante ter cautela com senhas e chaves de segurança, além de não clicar em links enviados por SMS ou e-mail, especialmente se não forem solicitados.
As vítimas desse tipo de crime podem procurar a unidade policial mais próxima ou registrar o boletim de ocorrência pela internet, por meio do endereço eletrônico: delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar