A Polícia Civil do Amazonas alerta a população sobre a violência contra o idoso e como denunciar. Nesta semana é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
A delegada Andréa Nascimento, titular da DECCI, explica que a especializada atua de forma permanente apurando e investigando crimes praticados contra a pessoa idosa, ressaltando que, na maioria dos casos, os próprios parentes são os autores da violência.
Em virtude disso, a titular da unidade especializada solicita que a família e a sociedade fiquem atentas a qualquer tipo de ação suspeita contra essas pessoas, bem como a sinais que possam sugerir que uma pessoa idosa esteja sendo vítima de violência.
Ainda no caso do conflito familiar, a delegada revela que, além da atuação da delegacia instaurando os procedimentos, é realizado o acompanhamento do Centro Integrado de Proteção e Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (Cipdi), no qual as assistentes sociais e psicólogas vão fazer o acolhimento do idoso. “São feitas intervenções necessárias no campo da família, realizando reuniões, orientações e, se for o caso, encaminhando o idoso e a família para outros órgãos”.
A delegada orienta, também, que alguns sinais de violência contra o idoso podem ser observados. “Quando existe uma agressão psicológica, por exemplo, vale observar que, se o idoso já possui uma doença pré-existente como Alzheimer ou depressão e há um agravamento, pode ser que exista alguém cooperando para isso”, salienta.
No caso da violência física, é importante verificar sinais como hematomas e outras marcas pelo corpo. E no caso, da violência patrimonial, os filhos podem acompanhar as finanças do idoso para saber se as contas estão sendo administradas corretamente e se não estão sendo feitos empréstimos de forma indevida, o que caracteriza apropriação de bens.
A titular reforçou sobre os sinais que podem ser identificados quando o idoso está sofrendo agressões. Caso alguém tenha conhecimento sobre crimes contra idosos, deve comparecer à DECCI, situada na rua do Comércio, 270, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital, para registrar o Boletim de Ocorrência.
As denúncias podem ser feitas também nos Distritos Integrados de Polícia, na Delegacia Virtual, por meio do endereço: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal, ou pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Denúncias podem ser realizadas no site:Polícia Civil do Estado do Amazonas (policiacivil.am.gov.br)