O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que o Brasil atingiu, em 2024, pelo segundo ano consecutivo, o menor índice histórico de população em situação de pobreza.
Em entrevista ao programa ‘Bom dia Ministro’, Wellington Dias projetou que os dados oficiais, a serem divulgados pelo IBGE, devem apontar percentual de 25%. O País havia atingido o maior índice há apenas três anos, com 36,7% dos brasileiros nessa condição.
Em 2023, o Brasil atingiu o menor índice de pobreza: 27,3% da população. Caso a estimativa de 25% em 2024 se confirme, isso significa, aproximadamente, 5 milhões de pessoas deixaram de viver abaixo da linha da pobreza, no ano passado. Isso porque a quantidade de brasileiros nessa condição passa de 59 milhões para 54 milhões.
A linha da pobreza inclui pessoas que vivem com menos de R$ 665 por mês. A extrema pobreza é quando o indivíduo vive com menos de R$ 209 por mês.
O ministro Wellington Dias também afirmou que, assim como nos dois últimos anos, os especialistas em economia vão errar novamente sobre o crescimento econômico do Brasil, em 2025.
Relatório da ONU aponta queda de 85% na insegurança alimentar no Brasil Dados apresentados pela ONU, em 2024, demonstraram melhora dos índices da insegurança alimentar severa no Brasil, o que levou o governo a prever a saída do país do Mapa da Fome até o final deste ano.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: MDS/Divulgação