Plano de Gestão da RDS do Puranga Conquista deve beneficiar 550 famílias

O Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista foi publicado no Diário Oficial do Amazonas no último mês. Os estudos técnicos para elaboração do plano foram realizados pelo Instituto de Pesquisa Ecológica (IPÊ) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema). O objetivo da iniciativa é conservar a floresta e gerar renda para as comunidades tradicionais da região.

A RDS Puranga Conquista foi criada em 2014. Inicialmente, a área integrava o Parque Estadual Rio Negro Setor Sul – que, por ser uma UC de proteção integral, não permitia a existência de moradores no local. Para elaboração do plano, as comunidades foram ouvidas nas etapas da construção do documento, com oficinas de planejamento participativo junto aos comunitários.

O secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, reforçou que a expectativa é que o plano traga avanços sobre o uso responsável dos recursos naturais.

O plano deve beneficiar 550 famílias de 17 comunidades. O documento foi entregue diretamente para Raimundo Leite, líder comunitário da associação da RDS.

O governo do Amazonas já entregou 33 Planos de Gestão de Unidades de Conservação por meio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema).

 

Rádio Rio Mar

Foto: Alex Pazuello / Secom