Nesta terça-feira, 28/05, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec) lançou o Plano de Contingência (Plancon) 2024. A iniciativa pretende minimizar ocorrências antes, durante e depois de desastres naturais na capital.
O documento apresenta ações estratégicas das entidades municipais, que estarão aptas a coordenar os procedimentos em ocorrências de chuvas intensas, cheias, estiagens e incêndios, como explica o secretário executivo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), Gladiston Silva.
Segundo o Prefeito de Manaus, David Almeida, o plano está em execução há seis meses e as equipes estão atentas às mudanças climáticas, entre elas a estiagem que deve ocasionar uma seca ainda mais severa que no ano passado.
A partir do Plancon, a cidade deve contar com 14 estações pluviométricas e sensores sísmicos, que são instrumentos utilizados em áreas distintas de monitorização ambiental e geofísica. Essas estações são utilizadas para medir a quantidade de precipitação (chuva, neve, granizo, etc.) que cai numa determinada área durante um período de tempo específico. Já os sensores sísmicos são utilizados para detectar e medir movimentos no solo.
Em caso de ocorrências como essa, as famílias afetadas terão acesso a alimentos, kits de higiene, rede, colchões, entre outros itens básicos.
PLANO-DE-CONTINGENCIA-OFICIAL-2024-UNIFICADO
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar