A consulta pública do Plano Estadual de Bioeconomia foi aberta esta semana. A iniciativa busca reunir contribuições de cidadãos, instituições de pesquisa, setor privado e demais atores sociais para construir um modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovador. As sugestões podem ser enviadas até 30 de setembro pelo site da Secretaria: https://Bioeconomiadoamazonas.com.br .
Atualmente, o Plano encontra-se na fase de diálogos municipais, etapa em que o os 62 municípios são visitados para ouvir as demandas da população que vive da sociobiodiversidade. A ação visa levantar a realidade local de cada município para estruturar um plano alinhado às necessidades regionais. Até o momento, 57 municípios já foram ouvidos.
O chefe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Sedecti, Serafim Corrêa, destaca que a consulta pública representa mais uma etapa de construção coletiva do plano.
A bioeconomia é um modelo de desenvolvimento que organiza atividades de produção, fomento, distribuição e consumo de bens e serviços da sociobiodiversidade.
Rádio Rio Mar
Foto: Bruno Leão/ Sedecti