A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e suas vinculadas (Idam, Adaf e ADS) realizaram, ontem e hoje (02 e 03/12), o “Planejamento Estratégico do Setor Primário 2022/2023”, com o objetivo de integrar e alinhar as políticas públicas, voltadas ao fomento, assistência técnica, fiscalização agropecuária e comercialização de produtos regionais, para o desenvolvimento sustentável do agronegócio amazonense.
No primeiro dia, o evento foi realizado no auditório da Sepror, localizado na Avenida Carlos Drummond de Andrade, 1460 – Japiim. E no segundo dia, as entidades apresentaram os planos estratégicos, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
A ação contou com a participação de técnicos, gerentes e gestores do Sistema Sepror, que apresentaram 58 projetos, iniciados em 2021 e que em 2022 terão continuidade e serão executados, definindo as ações e atividades de cada projeto, além de definir responsabilidades da coordenação e o cronograma de execução do ano que vem.
O secretário da pasta, Petrucio Magalhães Júnior, afirma “que esse planejamento representa a integração das ações para o desenvolvimento sustentável do setor primário do Amazonas, seguindo as diretrizes do Programa Agro Amazonas e Plano Safra 2021/2022 do Governo do Amazonas, que buscam diversificar a matriz econômica do estado com ampliação do Produto Interno Bruto (PIB), do setor primário”.
Programação – A programação incluiu a preparação das propostas dos planos institucionais das entidades e, também, a divisão de grupos de trabalho para a elaboração do planejamento estratégico para 2022 e 2023.
Ao todo, 54 gestores do Sistema Sepror participaram dos dois dias de oficina, com o consultor, Sérgio Cordiolli, especialista em moderação de processos participativos.
“Esse tipo de oficina é fundamental para alinhar as ações, assim como para a descentralização dos processos de planejamento e gestão, de forma integrada, para que se estabeleça foco, direcionamento e norte para as instituições, e depois cada um cumpra o seu papel”, destacou Cordiolli.
Sistema Sepror – O Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), é composto pela Sepror; o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (Idam), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf); e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), os quais são órgãos estaduais responsáveis pelas elaborações e execução das políticas públicas do setor primário amazonense.
Foto: Sepror
Foto: Emerson Martins/Sepror