Entrou em vigor nesta segunda-feira (13), o Pix automático, uma ferramenta que permite ao usuário autorizar pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços, como microempreendedores individuais (MEI). O cliente autoriza uma única vez, com os débitos ocorrendo automaticamente na conta do pagador.
A nova ferramenta pretende beneficiar tanto empresas quanto consumidores. Segundo o Banco Central (BC), o débito automático beneficiará até 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito.
O Pix automático só é válido para pessoas físicas como pagadoras e empresas ou prestadores de serviços como cobradores. O pagamento periódico entre pessoas físicas, como mesadas ou salários de trabalhadores domésticos, é feito por outra modalidade, o Pix agendado recorrente, obrigatório desde outubro de 2024.
Para utilizar o sistema, o cliente precisa configurar após a empresa solicitar a autorização para a cobrança, o que aparece no aplicativo do banco do cliente.
O cliente pode aceitar ou recusar, e é possível definir regras, como valor máximo de pagamento ou uso de cheque especial. A autorização também pode ocorrer via QR Code, site ou app da empresa.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil