Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (08), a Pinacoteca do Amazonas inaugurou a exposição “Invictas”, que reúne obras de dez artistas mulheres, fazendo um passeio pela contribuição feminina para as artes visuais do estado desde a década de 1970 até os dias atuais.
A exposição fica em cartaz até o fim do mês de março, o mês das mulheres, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), funcionando de segunda a sábado (exceto às quartas-feiras), de 9 às 15h.
A curadora Gabriela Monteiro, responsável pela seleção das obras e montagem da exposição, destaca que a mostra celebra o talento e a contribuição das mulheres artistas presentes no acervo da Pinacoteca do Amazonas, localizada no Palacete Provincial.
Aqui destacamos, por exemplo, a grande mulher que foi Maria Auxiliadora Zuazo, uma das primeiras gravuristas da região. Contamos também com Roser Bru, artista Chilena, conhecida internacionalmente pelas suas grafias sobre cor, peso e poética”, afirma Gabriela. “Tem também Bruna Mazotti, uma artista manauara que expressa em suas pinceladas o psicológico poético, completa.
Confira as artistas e obras que participam da exposição:
PINTURAS
- Maddy Messody – “São Francisco” (1973)
- Maria Campos – “Ouro Preto – MG” (1983)
- Maria Auxiliadora Zuazo – “Marcelo Bom Menino”, “Mulher com Filhos no Colo” e “Moça na Janela” (1988)
- Roser Bru – “A Violeta” (1993)
- Amanda Navarro “Amansando o Bicho” (2003)
- Maria Elina – “A Pelé” (2006)
- Bruna Mazzotti – “Eu nunca quis que você soubesse ou eremita” (2019)
ESCULTURAS
- Anita Kaufmann – “Dorso de Mulher” (1980)
- Odette Eid – “Maternidade” (S/D)
- Bea Machado (S/D)
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação