Segundo dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus -ZFM, o Polo Industrial da capital amazonense registrou aumento de mais de 13% no faturamento e de quase 7% no número de empregados, no primeiro semestre de 2025. Os números são vistos com otimismo, pela autarquia, diante da instabilidade econômica mundial.

(Foto Divulgação)
De janeiro a junho deste ano, o faturamento do Polo Industrial de Manaus – PIM foi de R$ 110,80 bilhões, 13,26% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando chegou a R$ 97,82 bilhões. O resultado positivo se repetiu no índice de pessoas empregadas, do PIM, que fechou o primeiro semestre de 2025 em 131.464 trabalhadores diretos, efetivos, temporários e terceirizados. Isso representa um aumento de 6,82% na comparação com junho de 2024.
- Autoridades intensificam o combate à violência infantil no interior do Amazonas
- Em Manaus, mulher é presa por homicídio qualificado de ex-companheiro em Manacapuru
Bosco Saraiva, superintendente da Zona Franca de Manaus, avalia os resultados com entusiasmo, diante da instabilidade econômica mundial com as tarifas impostas pelos EUA.

(Foto Divulgação)
A alta no faturamento do PIM foi impulsionada por setores como o de Bens de Informática, com participação de 21,81%; o de Duas Rodas, com 20,12%; e o Eletroeletrônico, com participação de 16,3%. Outros segmentos também cresceram, com destaque para o de Vestuário e Calçados, que apresentou aumento de 50,35%; e o Madeireiro, que teve alta de 33,43%. Os setores de motocicletas, motonetas e ciclomotos, e televisores com tela de LCD e LED, também foram aquecidos no período.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar