PIM registra alta de mais de 13% no faturamento e de quase 7% de empregados, no primeiro semestre

Segundo dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus -ZFM, o Polo Industrial da capital amazonense registrou aumento de mais de 13% no faturamento e de quase 7% no número de empregados, no primeiro semestre de 2025. Os números são vistos com otimismo, pela autarquia, diante da instabilidade econômica mundial.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

De janeiro a junho deste ano, o faturamento do Polo Industrial de Manaus – PIM foi de R$ 110,80 bilhões, 13,26% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando chegou a R$ 97,82 bilhões. O resultado positivo se repetiu no índice de pessoas empregadas, do PIM, que fechou o primeiro semestre de 2025 em 131.464 trabalhadores diretos, efetivos, temporários e terceirizados. Isso representa um aumento de 6,82% na comparação com junho de 2024.

Bosco Saraiva, superintendente da Zona Franca de Manaus, avalia os resultados com entusiasmo, diante da instabilidade econômica mundial com as tarifas impostas pelos EUA.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

A alta no faturamento do PIM foi impulsionada por setores como o de Bens de Informática, com participação de 21,81%; o de Duas Rodas, com 20,12%; e o Eletroeletrônico, com participação de 16,3%. Outros segmentos também cresceram, com destaque para o de Vestuário e Calçados, que apresentou aumento de 50,35%; e o Madeireiro, que teve alta de 33,43%. Os setores de motocicletas, motonetas e ciclomotos, e televisores com tela de LCD e LED, também foram aquecidos no período.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto