Nesta terça-feira (30), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou que a Polícia Federal abriu uma investigação para apurar a origem do metanol usado para adulterar bebidas alcoólicas no estado de São Paulo. Segundo ele, é possível que a rede de distribuição da substância atue também em outros estados.
O metanol é altamente tóxico e pode levar à morte. No estado de São Paulo, seis casos de intoxicação forma confirmados, incluindo três mortes, e dez estão em investigação.
Ainda conforme o ministro, esse “número elevado e inusitado” de intoxicações por metanol em São Paulo chamou a atenção porque foge do tipo de padrões comuns, já que normalmente a ingestão de metanol ocorre por pessoas em situações de vulnerabilidade.
Diante desse cenário, um sistema de alerta rápido do governo que recebe informações de todo país quando a intoxicação por causas desconhecidas emitiu um alerta e, no último sábado (27), a Secretaria de Defesa do Consumidor emitiu uma nota técnica para todos os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas para tomarem cuidado com bebidas que pudessem estar contaminadas.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Biodiesel Brasil