A Polícia Federal e a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública assinaram, nessa sexta-feira, um Acordo de Cooperação Técnica para o ingresso da PF no Centro Integrado Nacional de Comando e Controle das Eleições 2020. A PF vai atuar na prevenção e repressão aos crimes eleitorais.
A assinatura foi feita durante evento que marcou o início da Operação Integrada Eleições 2020, realizado no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O encontro contou com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e do diretor-geral da Polícia Federal, Rolando de Souza.
A PF vai atuar de maneira integrada com as secretarias de segurança pública do país e outros órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos na organização e segurança das eleições. No Centro será monitorado, em tempo real, possíveis ocorrências durante a realização dos dois turnos das eleições.
Além de atuar no dia das Eleições, a Polícia Federal tem instaurado diversas investigações de combate a crimes eleitorais. É o caso da Operação Fake SMS, deflagrada ontem, para investigar a contratação de serviços de disparo automático de mensagens via aplicativo de mensagens, para fins eleitorais no Piauí.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/PF