Polícia Federal destrói 8 mil pés de maconha em região marcada por conflitos no interior do Amazonas

Em operação que investiga o cultivo ilícito de drogas em áreas remotas do interior do Amazonas, a Polícia Federal destruiu oito mil pés de maconha nas regiões do rio Abacaxis, em Nova Olinda do Norte, e do rio Curuçá, em Maués.  A ação denominada Operação Alvorada Verde iniciou na última terça-feira (26) e foi concluída nesta sexta-feira (29), com a participação de 15 policiais federais.

Conforme a PF, a operação teve caráter preventivo e repressivo direto, e iniciaram a partir de denúncias e dados de inteligência, que indicavam a existência de plantações clandestinas de maconha nas localidades.

A região historicamente sensível, é palco de conflitos. O órgão afirma que as atividades criminosas colocam em risco comunidades ribeirinhas, indígenas e outros grupos em situação de vulnerabilidade social que vivem nas proximidades das áreas de plantio da droga, muitas vezes expostos a situações de violência, coação e degradação ambiental.

Os crimes investigados incluem tráfico de drogas, com pena de até 15 anos de prisão, além de desmatamento em terras públicas ou devolutas, cuja pena pode chegar a 4 anos.

A operação contou com o apoio do do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Força Nacional.

Da redação – Rádio Rio Mar

Fotos: Divulgação/Polícia Federal

  • Sakuratoto