A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Nômade, que investiga crimes violentos cometidos em território amazonense e tráfico de drogas, a mando de uma organização criminosa que surgiu no Estado do Rio de Janeiro e atua no Amazonas. A operação está na fase ostensiva e cumpre cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária nas cidades de Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).
Durante o cumprimento da prisão temporária decretada pela Justiça, a PF prendeu em flagrante um dos chefes da facção criminosa em Porto Alegre por porte ilegal de arma de fogo. O armamento encontrado foi apreendido.
Segundo as investigações, o criminoso residia na cidade do Sul do país, de onde tomava as decisões pela facção. O investigado possui, inclusive, histórico de atuação em outras organizações e registros de antecedentes criminais e pode cumprir até 20 anos de prisão.
O nome da operação ‘Nômade’ faz referência às constantes mudanças de endereço do investigado, bem como da mudança de facção da qual faz parte.
Da Redação da Rádio Rio Mar