Pular para o conteúdo
Amigos da Fundação Rio Mar
Ao Vivo

Amigos da Fundação Rio Mar

Participe do programa

PF deflagra operação contra fraude no fornecimento de água durante cheia de 2017 no Amazonas

A Polícia Federal deflagrou a “Operação Enxurrada”, na manhã desta quinta-feira (30), para cumprir 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Criminal da Justiça Federal do Amazonas, sendo oito em Manaus, quatro no município de Anápolis em Goiás, e um no Distrito Federal. A ação é resultado de investigações que apuram fraude em licitação para fornecimento de água mineral distribuída à cidades afetadas pela cheia no Amazonas em 2017.

PF deflagra Operação Enxurrada, e apura fraude em licitação para fornecimento de água mineral que iriam ser distribuídas a cidades afetadas pela cheia no Amazonas em 2017.

PF deflagra Operação Enxurrada, e apura fraude em licitação para fornecimento de água mineral que iriam ser distribuídas a cidades afetadas pela cheia no Amazonas em 2017.

De acordo com o Superintendente da Controladoria Geral da União, Ulysses Mendonça, as irregularidades foram detectadas em auditoria no contrato para fornecimento de água mineral à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em 2017.

O contrato foi celebrado pelo valor de R$ 4.999.991,55, com o propósito de dar apoio a municípios do Amazonas que estavam em emergência por causa da cheia.

O inquérito policial indica que houve direcionamento e sobre-preço na contratação da empresa investigada. Conforme a CGU, as irregularidades representaram um prejuízo de, no mínimo, R$ 1.909.181,50 aos cofres públicos.

De acordo com o delegado que está à frente da Operação, Eduardo Zozimo, as investigações sobre o caso devem continuar.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, peculato e associação criminosa e, se condenados, poderão cumprir pena de até 30 anos.

O nome “Enxurrada” faz menção à enchente que os municípios do Amazonas enfrentaram em 2017. A cheia daquele ano motivou a Funasa a contratar uma empresa para fornecer água mineral às famílias prejudicadas pelas inundações.

O que diz a FUNASA

Sobre a Operação Enxurrada deflagrada, nesta quinta-feira (30), pela Polícia Federal envolvendo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em três estados, a sua Superintendência no Amazonas esclarece que: A sede da autarquia em Manaus não foi alvo da operação, assim como seu superintendente, Sr. Wenderson Monteiro, não foi alvo de nenhuma medida cautelar de busca e apreensão e/ou prisão.

A Funasa diz ainda que Superintendência tem dado total apoio as investigações, sendo inclusive denunciante de irregularidades encontradas. Por fim, se coloca à disposição para colaborar com o que for necessário para manter a legalidade e lisura em todos os atos públicos.

Yuri Bezerra – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/PF