Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), a Operação Insignare, que investiga o desvio de verbas do FUNDEB que foram repassadas ao Município de São Gabriel da Cachoeira, mediante o pagamento de mais de um milhão de reais em favor de empresa contratada para executar serviços de reforma e ampliação de 11 escolas municipais em 2018.
A ação visa a cumprir cinco mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, cumpridos em Manaus e São Gabriel da Cachoeira.
De acordo com as investigações, foi apurado que a empresa contratada recebeu, de uma só vez, os valores integrais de ao menos quatro contratos, que juntos, totalizaram a quantia de R$ 1.419.085,06 sem a conclusão das obras de reforma e ampliação.
Há indícios de que empresa não tinha capacidade técnico operacional para a execução das obras, motivo pelo qual teria subcontratado parte dos serviços para o qual foi contratada. Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, peculato e associação criminosa.
Fonte: Polícia Federal
Fotos: Divulgação