O deslizamento de barranco no bairro Jorge Teixeira deixou ao menos oito mortos na noite deste domingo, 13. Uma tragédia decorrente das fortes chuvas do fim de semana. Estima-se que 11 casas foram atingidas. Entre os mortos quatro crianças e quatro adultos. Ainda na madrugada os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).
Moradores da localidade foram os primeiros a iniciar as buscas por vítimas, em seguida homens da segurança, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Manaus chegaram ao local. O bairro Jorge Teixeira faz parte da zona leste da capital amazonense, onde de acordo com a Defesa Civil choveu em média 102mm no domingo.
O prefeito de Manaus, David Almeida, foi até o local, ainda na madrugada de segunda-feira, 13, e relatou que a Defesa Civil da capital não recebeu nenhum acionamento da localidade durante o dia anterior. Até às 17h55 de domingo foram mais de 100 ocorrências registradas pelo órgão.
O governado Wilson Lima também esteve no local para acompanhar as buscas as vítimas do deslizamento. A rede estadual de Saúde recebeu os feridos para atendimento até o inicio desta manhã,13. As unidades continuam de prontidão.
Um Comitê de Gestão de Crise foi instalado pela Prefeitura de Manaus para lidar com o ocorrido. Nesta terça-feira, 14, o prefeito David Almeida, terá uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o intuito de adquirir recursos para intensificar os trabalhos da prefeitura no combate a este problema histórico da cidade, que envolve áreas de risco e saneamento.
Tania Freitas/Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução/internet
Lucas Silva/ Secom