Indígenas, população carcerária e pessoas em vulnerabilidade social serão os primeiros grupos atendidos durante a Campanha Registre-se. Esta edição tem como foco os grupos em situação de vulnerabilidade social.
A segunda edição da Semana Nacional do Registro Civil será realizada de 13 a 17 de maio deste ano. Na capital amazonense, os atendimentos vão ocorrer no Centro de Convenções Vasco Vasques, entre os dias 13 e 15. Em Barcelos, a ação acontece também entre os dias 13 a 15 de maio. Em Benjamin Constant, os serviços vão ser ofertados na comunidade indígena do Feijoal, no período de 13 a 15 deste mês. Já em Tabatinga, os atendimentos se concentram na sede do município entre os dias 13 e 17, e também na comunidade indígena de Belém do Solimões, no dia 14 de maio.
- No Amazonas, indígenas vivem mais e são mais numerosos que quilombolas, aponta IBGE
- CNBB promove campanha em favor das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
O juiz Rafael Cró, da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Amazonas, explica que a ação tem como foco os grupos em situação de vulnerabilidade social.
A Funai e as entidades indígenas vão dar orientação e suporte aos povos originários, com a realização de cadastros e atualizações do CadÚnico e Bolsa Família. Outros parceiros vão emitir Carteiras de Identidade Nacional, CPF, Certidão de Nascimento, Declaração de Nascido Vivo, documentações para refugiados e migrantes, cadastros no portal CDL de Empregabilidade entre outros serviços.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar