A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou, nessa terça-feira, 26, o aplicativo “Selva”, desenvolvido por pesquisadores da instituição, para apresentar os dados de monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental, com foco nas queimadas e na poluição do ar. A apresentação da ferramenta ocorreu na reitoria da UEA, localizada na avenida Djalma Batista, na zona Centro-Sul de Manaus.
O projeto é construído com sensores de qualidade do ar, informações de satélites ambientais e de estimativas de modelos numéricos de qualidade do ar, como explica o professor, pesquisador e idealizador do projeto, Rodrigo Augusto Souza. A plataforma é um sistema eletrônico e inspirado no problema das queimadas, que por consequência afeta a poluição atmosférica.
- UEA sediará a abertura da 8ª edição do Festival Amazonas de Corais
- Estudante da UEA desenvolve tecnologia capaz de prever cota dos rios da Amazônia
Conforme o reitor da Universidade, André Zogahib, o sistema é capaz de monitorar, por um baixo custo, a qualidade do ar, além da ocorrência de queimadas, podendo contribuir em ações realizadas pelo governo do estado, durante o período de verão amazônico.
Por enquanto, a plataforma SelvaApp está disponível apenas para aparelhos de celular com sistema Android.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar