Pesquisadoras amazonenses participam da 1ª Reunião Global sobre doenças tropicais

doenca

As pesquisadoras atuam na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Foto Divulgação)

Duas pesquisadoras da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta – Fuham estão representando o Brasil na 1ª Reunião Global sobre Doenças Tropicais Negligenciadas relacionadas à pele. O evento que teve início nessa segunda-feira 27/03 e vai até a sexta-feira 31/03, ocorre na cidade de Genebra, na Suíça. A conferência reúne cerca de 600 especialistas, de forma presencial e virtual, para discutir a implantação de ações de tratamentos integrados para as enfermidades.

doenas

A conferências acontece em Genebra, na Suíça (Foto Divulgação)

A coordenadora do Centro Colaborador da OMS no Amazonas e pesquisadora da Fundação Adriano Jorge, Silmara Pennini, apresentou um panorama geral de pesquisas e tratamentos realizados na área de dermatologia no Estado. Ela ressalta que a comunidade internacional de saúde avaliou de forma positiva os trabalhos realizados.

As doenças de pele são a terceira causa mais predominante de doença e uma das 10 principais causas de incapacidade. Elas também estão entre as 10 causas mais comuns de consultas ambulatoriais. No Amazonas, em 2022, foram detectados 338 novos casos de Hanseníase. Do total de patologias novas, 113 eram em pacientes residentes em Manaus, e 225 em residentes em outros 47 municípios do Estado.

A epidemiologista Valderiza Pedrosa também está participando da conferência internacional. Ela destaca que a participação do Amazonas no evento vai render benefícios para a instituição de saúde no Estado.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar