Pesquisadora indígena da UFAM recebe prêmio nacional de valorização dos saberes ancestrais

A docente da Universidade Federal do Amazonas – Ufam e indígena da etnia Dessana concorreu com o estudo “Da carne da Terra se faz a cerâmica”.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

A pesquisadora, Sileusa Natalina Menezes Monteiro, é indígena da etnia Dessana de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. A Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas – Ufam, foi uma das vencedoras do Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2024, promovido por uma instituição bancária em parceria com a Fundação Tide Setubal. A premiação ocorreu no dia no dia 12 de novembro, em São Paulo.

Sileusa foi contemplada na categoria “Pesquisas em andamento”, que premiou sete projetos de todo o Brasil. Durante a cerimônia de premiação, a pesquisadora indígena ressaltou que a materialidade do estudo não pertence, apenas, a quem coleta os dados.

Ainda durante seu discurso, na premiação, a pesquisadora destacou as mulheres indígenas como construtoras de vários conhecimentos, descreveu a atividade que desenvolve em sua etnia e agradeceu a todos os colaboradores de seu estudo.

Sileusa também ressaltou a relevância de sua premiação no contexto nacional, além da importância de se difundir a diversidade de saberes dos povos indígenas.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar