
Pesquisa datafolha destaca Igreja Católica como maior instituição confiável pelos brasileiros
Uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha, encomendada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), revela que a Igreja Católica é a instituição mais confiável pelos brasileiros, com 85% dos entrevistados demonstrando algum grau de confiança na instituição.
O levantamento, realizado entre os dias 7 e 14 de julho de 2025, mostrou que 40% da população confia “muito” na Igreja Católica, enquanto 45% confiam “um pouco”. Essa confiança está bem à frente de outras instituições, como a própria OAB, que obteve 24% de confiança “muita” e 59% de confiança “pouca”.
A Cáritas, braço social da Igreja, realiza diversos programas que incluem a distribuição de alimentos, o apoio a famílias em risco social e o incentivo à educação de crianças e jovens em áreas periféricas, isto gera a confiabilidade das pessoas, destaca a Secretária Executiva da Cáritas Manaus, Daniele Santos.
O caráter assistencial e a confiança gerada pela Igreja Católica também é fortalecida pela sua constante presença em momentos de crise, seja no apoio moral ou na busca por soluções práticas para os problemas das comunidades.
Em Manaus, por exemplo, a Cáritas tem sido essencial em tempos de emergência, como durante a pandemia de COVID-19, quando as ações de distribuição de cestas básicas e de apoio psicológico se tornaram ainda mais urgentes.
A Igreja Católica é uma instituição que busca promover a união e a paz entre as diferentes esferas da sociedade, destaca a agente de pastoral da Paróquia Sant’Ana, Cristina Maria Lima.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar