Pesquisa amazonense busca novas formas de tratamento do câncer de tireoide

Considerada uma doença silenciosa, o câncer de tireoide não dá muitos sinais. Mas com alguns sintomas é possível identifica-lo. Dificuldade de deglutir e rouquidão persistente, nódulos na região do pescoço e sensação de aperto na área do colarinho podem ser sinais de problemas na tireoide. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que a doença é três vezes mais comum nas mulheres do que nos homens. Dois em cada três casos ocorrem com pessoas na faixa etária entre 20 e 55 anos.

Em Manaus, pesquisadores do Fundação Cecon, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), realizam estudo da prevalência de vírus oncogênicos em neoplasia de glândula tireoide, cujo o foco são pacientes que passaram por cirurgia na instituição. Como explica a coordenadora da pesquisa, doutora Lia Mizobe Ono.

O estudo visa encontrar formas de tratamento e prevenção do câncer de tireoide, para que as estatísticas relacionadas a esses tumores na população mundial sejam reduzidas. A segunda fase da pesquisa também visa encontrar outros vírus potencialmente causadores de câncer na população, como o Citomegalovírus (CMV) e o Papiloma Vírus Humano (HPV).

 

Rádio Rio Mar

Foto:  Érico Xavier / Fapeam