Eles estão em várias áreas do mercado de trabalho, em 2023, os trabalhadores temporários vão ter mais oportunidades. Setores de indústria, serviço e comércio vão ser as principais áreas de contratação dos trabalhadores, é o quê estima uma pesquisa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário, a expectativa é que no primeiro trimestre, tenha um aumento de 8%, em relação ao ano passado.
Em meio a pandemia, empresas perceberam a importância da mão de obra, que pode ter contrato de até 180 dias, com prorrogação por mais 90, é lei. Como explica a Diretora da Asserthem, Cilene Herbster.
Entre janeiro e março do ano passado, houve mais de 770 mil vagas temporárias, agora, para o mesmo período de 2023, a expectativa é de ultrapassar 830 mil vagas. O SINE Amazonas é uma das portas de entrada para o mercado de trabalho no estado, em 2022 foi responsável por empregar duas mil setenta e sete pessoas no mercado, e nesse montante, também estão adicionados, os trabalhadores temporários. E segundo o Gerente de Intermediação do Sine Amazonas, Patrick Costa, o mês de fevereiro é um dos períodos de alta procura das empresas por temporários.
- Pesquisa aponta oportunidade de emprego para migrantes venezuelanos no Amazonas
- Valorização do salário mínimo pretende ter fórmula de cálculo permanente para o piso nacional
A Gerente de Rh Márcia Santos ressalta algumas dicas para o candidato se destacar e conseguir a tão sonhada contratação.