Uma pesquisa com 1 mil pessoas de 60 bairros concluiu que 70,3% da população avalia o desempenho dos vereadores de Manaus como ruim ou muito ruim. Ao mesmo tempo, 54% dos eleitores consideram que as decisões e gastos públicos da Câmara Municipal (CMM) não têm transparência.
Além disso, 85% dos entrevistados responderam que os vereadores não representam as comunidades e bairros pelos quais foram eleitos. Em caso de problemas relativos à cidade, 75% das pessoas afirmaram que não procurariam os vereadores para tentar resolver.
Sobre fiscalizar o executivo, 46% da população acredita que a CMM não tem independência em relação ao prefeito David Almeida (Avante).
A pesquisa também apontou que 93% dos eleitores afirmam não saber onde encontrar informações sobre as leis e atividades da CMM. Ao mesmo tempo, 96% responderam que nunca assistiram a uma sessão presencial ou pela transmissão ao vivo, em TV ou Internet, e 86% dizem não conhecer o site oficial ou as redes sociais do parlamento municipal.
Quase metade dos entrevistados, 49%, considera a atuação dos vereadores muito ruim e outros 21,3% consideram ruim. Regular foi a resposta de 19%.
Por fim, 62,3% dos eleitores acreditam que as decisões dos vereadores não influenciam no dia a dia da população.
A pesquisa sobre a atuação dos vereadores foi realizada nos dias 13 a 18 de outubro do ano corrente e divulgada pelo Instituto Perspectiva na última segunda-feira (20).
A amostragem teve coletas presenciais e por telefone. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%. Isso significa que se fossem feitas 100 (cem) entrevistas com a mesma metodologia, 95 (noventa e cinco) estariam dentro da margem de erro prevista.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/CMM