Duas toneladas de pescado ilegal foram apreendidas, na madrugada deste sábado (22/08), no Furo do Paracuúba, orla da cidade de Manaus. Durante a ação, três infratores, que eram os responsáveis pelo pescado, foram detidos por crime ambiental.
A fiscalização ambiental foi realizada dentro da Operação “Hórus”, por volta de 1h, quando os policiais abordaram três embarcações e localizaram o pescado transportado de forma ilegal. Parte do pescado apreendido é da espécie Arapaima gigas (pirarucu), que se encontra no período do defeso, estando proibida sua pesca e comercialização.
Os responsáveis pelas embarcações foram questionados sobre a procedência e guia de comercialização do pescado, mas nenhum deles informou ou apresentou qualquer documentação. Por esta razão, eles receberam voz de prisão e foram conduzidos ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais. Todo o pescado apreendido será doado a instituições filantrópicas.
O Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) orientam que pescar, transportar e comercializar peixes do ambiente natural que se encontram em período de defeso configura crime ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na Lei.
Fonte: Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM)
Foto: Divulgação/SSP-AM