Pesca predatória pode causar desequilíbrio no Lago Puraquequara

Pesca predatória pode comprometer o meio ambiente. Foto: Divulgação/Internet

Pesca predatória pode comprometer o meio ambiente. Foto: Divulgação/Internet

A denúncia dos moradores é de que existem pescadores explorando de maneira ilegal a pesca no Logo do Puraquequara, zona rural de Manaus. Segundo os moradores, pescadores usam arrastões para capturar os peixes. De acordo com Edjane Maria Dolores, que vive na região há mais de 20 anos, a pesca desordenada tem colocado em risco o equilíbrio ambiental da área e ameaça a segurança alimentar dos moradores.

Os moradores já levaram a situação ao conhecimento das autoridades ambientais. Conforme Guilherme Alves, morador da área, o objetivo é fazer com que os agentes públicos ampliem a fiscalização, para impedir a ação de invasores, que pescam em grande quantidade, no Lago do Puraquequara.

De acordo com James Bessa, analista ambiental do Ibama, um acordo de pesca pode ser estabelecido diante dessa necessidade.

Com um possível acordo de pesca, os moradores do Lago do Puraquequara esperam que a fiscalização seja ampliada e que a entrada de pessoas no local seja controlada. Com as medidas, eles esperam evitar a escassez de peixe e um desequilíbrio ambiental na área.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Internet