Com a expectativa de atrair 30 mil turistas para o Amazonas, a temporada de pesca esportiva no estado iniciou neste mês de setembro. Turistas nacionais e internacionais desembarcam no estado em busca do maiores peixes de espécies como Tucunarés, Pirapitinga e os imponentes Bagres, incluindo Piraíba, Jaú e Pirarara.
A expectativa é movimentar, durante a temporada que acontece de setembro a março, cerca de R$ 500 milhões de reais direta e indiretamente, como explica a vice-presidente da Amazonastur, Laena Porto.
- Pesca esportiva movimenta anualmente R$ 500 milhões no Amazonas
- Seguro Defeso: No Amazonas, 80 mil pescadores vão receber o auxílio pago pela união
Neste ano, a Amazonastur qualificou, entre maio e julho, 110 condutores de pesca esportiva, em municípios como Careiro, Rio Preto da Eva, Novo Aripuanã e Nhamundá. A parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) capacita os condutores sobre a legislação da pesca esportiva, biologia do tucunaré, montagem de equipamentos, manuseio do peixe capturado, além de orientações sobre a devolução do peixe à água.
Os interessados em participar podem conferir as opções com agências turísticas cadastradas no site cadastur.turismo.gov.br
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar