O defeso foi aplicado apenas nas pescas em rios e lagos do Amazonas como forma de preservação da espécie.
Com o fim do período de defeso do Tambaqui, no Amazonas, a pesca da espécie volta a ser permitida em rios e lagos do Estado, a partir desta terça-feira 01/04. O defeso do Tambaqui iniciou no dia 1º de outubro do ano passado e encerrou nesta segunda-feira 31/03. A medida é a principal forma de garantir a preservação da espécie, com a proteção da reprodução natural durante os meses em que fica proibida a pesca.
- Em Anori, dois homens são presos e cerca de uma tonelada de drogas é apreendida no porto da cidade
- Castração de cães e gatos, em Manaus, terá inscrições abertas nesta segunda-feira 31
Nonata Lópes, analista ambiental de Controle de Pesca do Ipaam, explica que a restrição não afeta a comercialização, o transporte e a pesca de tambaquis produzidos em viveiros regularizados.
A pesca, o transporte, armazenamento e a comercialização das espécies em período de defeso são consideradas infração ambiental, com aplicação de multas que variam de R$ 700 a R$ 100 mil. Além das multas, os infratores podem ter o pescado, embarcações e equipamentos de pesca apreendidos. Em casos mais graves, pode ocorrer detenção e outras penalidades.

(Foto Divulgação)
Em caso de denúncia de pesca ilegal ou de outros crimes ambientais, o cidadão pode entrar em contato com a Gerência de Fiscalização Ambiental do Ipaam por meio do número de WhatsApp: (92) 98557-9454.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar