Até as 11h dessa quarta-feira (17/01), o site matriculas.am.gov.br contabilizou 41.779 solicitações de reserva de vaga para novos alunos, sendo 22.797 da rede municipal de Manaus, 18.345 da rede estadual e 637 da rede municipal de Iranduba. De acordo com o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes, o número de reservas alcançadas na primeira hora de abertura do sistema demonstra o resultado positivo do processo.
“Ano passado, tivemos 9.203 reservas de novos alunos realizadas na primeira hora. Este ano, no mesmo intervalo de tempo, chegamos a 18.719 reservas. Tudo isso sem registro de indisponibilidade do site ou que houvesse alguma degradação de nossa infraestrutura”, destacou Nunes.
Após a conclusão do processo de reserva, o responsável pelo aluno tem até três dias úteis para comparecer à escola e confirmar a matrícula mediante a apresentação de toda a documentação do mesmo. Caso não haja a entrega de documentos, o candidato perde a vaga, a qual volta para o sistema. Os documentos necessários são: Comprovante de escolaridade original: Guia de transferência; Histórico Escolar; Declaração de transferência, Certidão de nascimento (original e cópia). CPF e RG (original e cópia) do aluno do ensino médio. Cartão de vacinação (cópia). Duas fotos 3X4 recentes do aluno. Documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula, do aluno menor de idade e comprovante de residência atualizado, como explica a gerente de Matrículas da Secretaria Estadual de Educação, Irlanda Araújo.
“Tivemos mais de 18 mil atendimentos voltados para a rede estadual de ensino (nessas primeiras 11 horas). Temos ainda, aproximadamente 170 mil vagas disponíveis. Reiteramos que não há falta de vagas, porém algumas escolas têm uma procura maior e as vagas são preenchidas mais rapidamente. Lembrando que os pais precisam ir, em até três dias úteis, até a escola onde conseguiram reservar a vaga, para concluir essa matrícula”, pontuou Irlanda.
Pais ou responsáveis que perderem o prazo, poderão realizar a reserva de vagas a partir da próxima segunda-feira (22/01). O atendimento aos estudantes retardatários será contínuo para todas as modalidades de ensino, de acordo com a disponibilidade de vagas nas unidades escolares. Para este público, o atendimento também será via site matriculas.am.gov.br ou em qualquer escola da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar ou da Semed-Manaus.
Com informações da Assessoria.