Período do Defeso Florestal encerra nesta segunda-feira, alerta Ipaam

defeso

Defeso Florestal é o tempo em que ficam proibidas atividades de manejo na Floresta (Foto Divulgação)

A partir desta segunda-feira, 15 de maio, encerra o período do Defeso Florestal, que é o tempo em que ficam proibidas atividades de manejo na Floresta, para que esta, possa se recompor e iniciar o ciclo natural de reflorestamento. Neste ano, a temporada de restrições iniciou no dia 15 de janeiro, devido à estação chuvosa, no Estado, evitando mais danos ao solo e à Floresta.

De acordo com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam, é importante que o tempo de limitação seja respeitado, pelos trabalhadores que exercem atividades de manejo na Floresta, para que a natureza possa dispor de tempo suficiente para crescer e reflorestar as áreas atingidas.

O gerente de Controle Florestal do Ipaam, Márcio Dalmo, explica que, durante o período de restrições, são realizadas avaliações das atividades desenvolvidas.

Com o fim do período do Defeso, os planos de manejo, apresentados ao órgão ambiental, que não tiverem pendências, vão ter acesso ao Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais – Sinaflor, e ao Documento de Origem Florestal – DOF, tendo suas licenças liberadas para operação. O gestor destaca que os meses de pausa nas atividades, também, visam evitar prejuízos aos trabalhadores.

A legalização da atividade de manejo florestal é considerada o primeiro passo para a posse da terra. Com esse documento, o interessado dará entrada, no Ipaam, para receber a autorização prévia para análise técnica do requerimento.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar